Planilha de Fluxo de Caixa Excel

A Planilha de Fluxo de Caixa Excel pronta e gratis nos ajudará a ter certeza de que, quando “abrirmos a carteira” do negócio, encontraremos dinheiro para pagar. O fluxo de caixa,  registra o dinheiro que entra e sai de uma empresa em um determinado período. Este relatório financeiro leva em consideração as receitas com vendas e despesas com o pagamento de contas para que possamos saber a liquidez da empresa.

Quando chega a hora de comprar mercadorias para o nosso negócio, ou de pagar por um serviço, não é possível fazê-lo com a promessa de que em breve iremos cobrar algumas dívidas, mas sim que é necessário ter dinheiro para fazer o pagamento.

Se uma empresa não tem dinheiro suficiente para sustentar o funcionamento da empresa, diz-se que ela não é mais solvente e se o problema de solvência financeira não for resolvido em breve estará candidata à falência. Por isso, é importante ter sempre dinheiro suficiente para garantir o pagamento aos fornecedores, funcionários e para cobrir as despesas operacionais da empresa.

Índice()

    Para que serve a Planilha de fluxo de caixa ?

    Saber quanto dinheiro podemos usar em um determinado período de tempo nos permite tomar decisões como as seguintes:

    • Decida a quantidade de mercadoria ou matéria-prima que podemos comprar à vista ou se é necessário solicitar crédito.
    • Determine se os clientes devem ser cobrados em dinheiro ou se o crédito pode ser concedido.
    • Conheça a viabilidade de pagamento de dívidas adquiridas ou se será necessário solicitar um refinanciamento ou processar um empréstimo.
    • Se você tem um excedente de dinheiro, pode decidir investi-lo no crescimento do negócio, como na compra de novas máquinas.

    Como fazer planilha de fluxo de caixa

    Para fazer o controle de fluxo de caixa em Excel você só precisa dos livros contábeis de sua empresa, pois é essencial ter à mão os dados de receitas e despesas da empresa. Desta forma, podemos criar nosso sistema contábil com o Excel.

    Com o livro razão em mãos, você precisará de uma pasta de trabalho Excel com uma série de campos, e é aqui que podemos recorrer a um modelo de fluxo de caixa, que nos permitirá controlar muito melhor os dados de renda e pagamento e calcular automaticamente o fluxo de caixa, sem que você tenha que fazer nenhuma operação além de inserir os dados.

    Assim, em seu modelo de fluxo de caixa, antes de tudo, a célula com o saldo inicial, o dinheiro que está em caixa no momento em que você começa a elaborar o fluxo de caixa, uma vez que você tenha todos os dados, estas informações o ajudarão a obter sua liquidez e a melhorar o fluxo de caixa. Isto é seguido pela renda. Esta seção inclui a renda das vendas e cobranças de empréstimos previamente concedidos. Também inclui a renda proveniente da venda de ativos fixos ou outras atividades não comerciais, o que também pode trazer renda.

    Depois do dinheiro que entra, é hora de analisar os fluxos de saída, o dinheiro que sai da empresa. Isto inclui tudo, desde saídas de caixa para compras em dinheiro até o pagamento dos salários ou impostos de seus funcionários, sem esquecer as despesas administrativas. Podemos acrescentar outra coluna para os custos de financiamento, as prestações que pagamos pelos empréstimos que temos. Finalmente, temos o fluxo de caixa financeiro, o resultado de subtrair o efeito do financiamento do fluxo de caixa econômico.

    Para inserir todos estes dados de receitas e despesas podemos usar o modelo Excel para controle de receitas e despesas e assim ter todas as informações no mesmo documento.

    Graças ao modelo de fluxo de caixa, todas as informações serão classificadas de forma que você poderá obter os cálculos da maneira mais realista possível através das funções Excel para a organização dos dados econômicos que estes modelos incluem. Você não precisa ser um especialista para acompanhar o fluxo de caixa com o Excel, basta inserir os dados exatos no lugar certo e você será capaz de completar os cálculos.

    Uma das características dos modelos comerciais do Excel, e o modelo de fluxo de caixa não é exceção, é que você pode adaptá-los de acordo com suas necessidades, para que você possa inserir os dados necessários a qualquer momento. Isto afeta tanto os campos que temos que entrar nas receitas e despesas quanto a periodicidade do fluxo de caixa, já que uma empresa pode precisar do fluxo de caixa mensal, outro anual, você também pode solicitar o semanal, trimestral, etc.

    Assim, ter uma planilha de fluxo de caixa para controle de fluxo de caixa em Excel é uma das melhores decisões que você pode tomar. O download não lhe custará nada, é muito fácil e intuitivo de usar e o ajudará a economizar tempo quando se trata de controlar o fluxo de caixa de sua empresa. Desta forma, você poderá dedicar mais tempo à sua atividade profissional ou ganhar tempo livre sem negligenciar o controle do fluxo de caixa.

    Para preparar um fluxo de caixa é necessário ter os livros contábeis da empresa, pois precisamos de informações sobre receitas e despesas. O relatório financeiro que criaremos terá a seguinte estrutura:

    1. Equilíbrio inicial . É necessário partir de um saldo de caixa inicial.
    2. Renda . Inclui as receitas obtidas com as vendas, ou cobranças feitas sobre créditos anteriormente concedidos, as receitas com a venda de ativos fixos ou outras atividades que não os negócios da empresa.
    3. Despesas . As saídas de caixa que a empresa terá para compras à vista, despesas administrativas e de vendas, pagamento de impostos e folha de pagamento.
    4. Fluxo de caixa econômico. Dinheiro sem considerar empréstimos.
    5. Financiamento. Taxas a pagar por empréstimos adquiridos.
    6. Fluxo de caixa financeiro. Resultado do desconto do efeito do financiamento no fluxo de caixa econômico.

    Fluxo de Caixa em excel

    O estudo dos fluxos de caixa dentro de uma empresa pode ser usado para determinar:

    • Problemas de liquidez. Ser lucrativo não significa necessariamente ter liquidez. Uma empresa pode ter problemas de caixa, embora seja lucrativa. Portanto, permite antecipar os saldos em dinheiro.
    • Para analisar a viabilidade de projetos de investimento, os fluxos de caixa são a base para o cálculo do Valor Presente Líquido e da Taxa Interna de Retorno.
    • Mensurar a lucratividade ou o crescimento de um negócio quando se entende que as normas contábeis não representam adequadamente a realidade econômica.

    Os fluxos de caixa podem ser classificados em:

    1. Fluxos de caixa operacionais: caixa recebido ou gasto em decorrência das atividades econômicas básicas da empresa.
    2. Fluxos de caixa de investimento: caixa recebido ou gasto considerando despesas de investimento de capital que beneficiarão o negócio no futuro. (Ex: compra de novas máquinas, investimentos ou aquisições.)
    3. Fluxos de caixa de financiamento: caixa recebido ou gasto como resultado de atividades financeiras, como recebimento ou pagamento de empréstimos, emissão ou recompra de ações e / ou pagamento de dividendos

    Você encontrará uma planilha de fluxo de caixa mensal em Excel . Você pode fazer o download e personalizá-lo de acordo com as receitas e despesas da sua empresa. Mas antes devo citar alguns detalhes da construção deste template. A primeira coisa que você deve saber é que existem três tabelas do Excel cujas definições você pode encontrar no Gerenciador de Nomes :

    As tabelas irão facilitar a inclusão de novos conceitos simplesmente inserindo uma nova linha na tabela correspondente e as fórmulas no modelo serão recalculadas automaticamente. Além disso, ao lado da coluna Total , você encontrará uma série de minigráficos que ajudarão a visualizar cada um dos conceitos ao longo do ano.

    Agora você só precisa baixar o modelo do Excel para o fluxo de caixa mensal e preencher as células com seus próprios dados.

    Baixar Planilha Excel de previsão de fluxo de caixa

    Clique no botão abaixo para baixar meu modelo de Previsão de Fluxo de Caixa e um exemplo de como criar projeções de fluxo de caixa no Excel. O arquivo contém as seguintes planilhas e funções descritas em cada etapa deste tutorial:

    • Premissas : Lista os principais motivadores do modelo de negócios. As entradas estão vinculadas ao restante do modelo e são a base das projeções de fluxo de caixa resultantes.
    • Análise de sensibilidade: permite definir cenários de modelo e testar o impacto do fluxo de caixa previsto e dos retornos.
    • Modelo de fluxo de caixa : consulte os cálculos e as fórmulas do Excel para entender a relação entre as vendas projetadas e as receitas previstas, custos operacionais e despesas de capital.
    • O uso de fundos: analisa como o investimento previsto será gasto.
    • Fluxo de caixa, lucros e perdas e balanço patrimonial : Os resultados do modelo de fluxo de caixa são resumidos em fluxo de caixa separado, lucros e perdas e demonstrações do balanço patrimonial.
    • Retorno do patrimônio líquido: usa as projeções de fluxo de caixa para calcular os valores da empresa e o retorno do patrimônio líquido.
    • Modelo de dívida: um modelo de amortização de dívidas com cálculos simplificados de amortizações de juros e principal.
    • Fluxo de Caixa Descontado (DCF): Cálculos do valor terminal e Fluxo de Caixa Descontado vinculado à saída do modelo.
    • Estrutura de capital: Uma simulação da estrutura de dívida e patrimônio de uma empresa com retornos e participação acionária para cada tranche de investimento.

    Exemplos de três seções principais da planilha de fluxo de caixa:

    1. Atividades Operacionais : As principais atividades geradoras de receita de uma organização e outras atividades que não são de investimento ou financiamento; quaisquer fluxos de caixa de ativos e passivos circulantes
    2. Atividades de investimento : Quaisquer fluxos de caixa da aquisição e alienação de ativos de longo prazo e outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa
    3. Atividades de financiamento : Quaisquer fluxos de caixa que resultem em mudanças no tamanho e composição do patrimônio líquido contribuído e empréstimos da entidade (ou seja, títulos, ações, dividendos em dinheiro)
    Go up

    Este site usa Cookies para melhorar e otimizar a experiência do usuário.