Estratégias para Desenvolver o Engajamento no Trabalho

O empenho dos trabalhadores é essencial para o sucesso de qualquer empresa . Isto é confirmado pelas estatísticas publicadas a este respeito e é por isso que os Recursos Humanos prestam especial atenção à melhoria do envolvimento no trabalho.

Índice

    O que é engajamento no trabalho

    O engajamento no trabalho é um conceito muito amplo que se refere ao grau de comprometimento dos trabalhadores com a empresa . Dentre as variáveis que são levadas em consideração para definir o Engajamento no trabalho, destacam-se o nível de satisfação do empregado com suas condições de trabalho, seu bem-estar físico e mental e sua plena realização profissional.

    De qualquer forma, o engajamento não deve ser confundido com a felicidade do funcionário (pode haver trabalhadores felizes, mas pouco comprometimento).

    Para reforçar o comprometimento dos colaboradores, as empresas podem implementar planos de Employee Engagement , ou seja, uma série de ações que visam melhorar a imagem que os profissionais têm da empresa.Flexibilidade de tempo, gamificação nos planos de treinamento ou a divulgação pedagógica dos valores corporativos são algumas medidas nesse sentido.

    Como o engajamento no trabalho afeta a produtividade

    O pesquisador Gallup apresentou um relatório no segundo trimestre de 2019 no qual tratou do impacto do engajamento dos funcionários nos resultados da empresa. Entre outras implicações, a Gallup descobriu que as vendas podem aumentar entre 10% e 19% , enquanto a taxa de fidelidade do cliente também aumentou (até 7%).

    A Playmotiv, empresa especializada em recursos de gamificação para profissionais, garante por sua vez que as empresas que optaram por esse tipo de medida aumentaram suas vendas em até 16%. Ainda mais espetacular é a diminuição da taxa de absenteísmo no trabalho: até 70% menos . É óbvio que o reforço do Engajamento no trabalho tem um impacto positivo nos resultados do negócio.

    No entanto, a consultoria Deloitte detectou uma dissociação considerável entre a avaliação que as empresas fazem do engajamento no trabalho e o que de fato fazem para construí-lo. 80% das empresas consultadas consideram "muito importante" melhorar o empenho dos seus trabalhadores . Surpreende, portanto, que apenas 22% deles confessem ter adotado medidas nesse sentido.

    E é que, cada função de uma empresa tem suas preocupações, tarefas e obrigações e a quantidade e complexidade destas também dependerá do seu engajamento e motivação com o cargo/em relação à sua responsabilidade e salário.

    Desenvolvemos um guia que explica o impacto do software de RH. H H. em cada trabalho com ilustrações muito marcantes. Ou seja, como ela resolve os principais problemas do dia a dia e como te ajuda a ter um melhor desempenho em seu perfil profissional.

    7 Exemplos de como Engajar uma Equipe de Trabalho

    Já fizemos referência ao fato de que o engajamento no trabalho contempla uma infinidade de variáveis. Uma boa estratégia de engajamento de funcionários deve ser capaz de abordar os principais aspectos que afetam o engajamento dos funcionários. Estas seriam as chaves para alcançá-lo:

    1. Confiar nos funcionários

    Muitas empresas são reticentes quanto à perspectiva de conceder maior autonomia à sua força de trabalho. A verdade é que a liberdade de organizar horários e tarefas é muito valorizada pelos trabalhadores. Além disso, sua confiança aumenta porque a empresa confia neles.

    2. Tenha ambientes de trabalho seguros

    É um elemento intimamente relacionado à liderança. Os funcionários devem ter certeza de que podem apresentar suas opiniões e ideias sem medo de serem repreendidos por fazê-lo ou de que suas iniciativas sejam ridicularizadas ou desprezadas por seus superiores imediatos.

    3. Torne os objetivos da empresa comuns

    Uma das causas mais comuns da dissociação entre empresa e força de trabalho é que esta não compartilha os objetivos corporativos. A empresa deve “vender” sua filosofia de negócios entre os colaboradores , incentivando-os a participar dela e propor possíveis melhorias.

    4. Proximidade com os gestores da empresa

    Muitos trabalhadores têm a sensação de que os gerentes da empresa estão deliberadamente colocados em um plano superior ao da força de trabalho, abrindo uma lacuna difícil de superar .

    Os diretores e demais gerentes da empresa não podem viver em uma espécie de torre de vigia, é conveniente que eles fortaleçam os laços com os funcionários e se interessem por suas tarefas e sua situação.

    5. Incentive o trabalho em equipe

    Embora alguns perfis profissionais ofereçam melhor desempenho quando trabalham sozinhos, foi demonstrado que funcionários mais coesos apresentam maiores níveis de satisfação no trabalho e, portanto, comprometimento com a empresa. Mais uma razão para incentivar o trabalho em equipe .

    6. Adaptar os incentivos às necessidades de cada trabalhador

    Muitas empresas têm um programa de incentivo para recompensar resultados extraordinários. No entanto, não há razão para pensar que todos os trabalhadores tenham as mesmas motivações . Haverá quem prefira compensação econômica, mas outros preferirão mais horas livres ou uma posição diferente dentro da empresa.

    7. Reconheça o esforço

    Bons profissionais se preocupam em alcançar os melhores resultados sem a necessidade de ninguém pressioná -los ou reconhecer seu esforço. No entanto, é sempre positivo que a empresa valorize o papel dos seus melhores colaboradores e demonstre interesse nos resultados dos seus colaboradores.

    15 Ações de engajamento  para motivar o engajamento no trabalho

    Respeitando as chaves acima e entendendo que cada empresa tem uma situação de emprego particular e que requer atenção igualmente específica, as empresas podem melhorar o engajamento de seus funcionários seguindo uma série de ações simples.

    1. Ative as linhas de comunicação internas

    Os colaboradores apreciam que a sua opinião seja tida em conta mas nem sempre encontram as facilidades desejáveis para as formular.

    As empresas devem ter canais internos de comunicação que possibilitem uma relação mais próxima entre o colaborador e a marca . O portal do colaborador Bizneo RH pode ser de grande ajuda, garantindo sempre a confidencialidade das comunicações.

    2. Tenha expectativas realistas

    Ocasionalmente, alguns gestores confundem demanda com sobrecarga de trabalho. É importante que a empresa tenha metas ambiciosas, mas sem perder de vista o realismo na definição de metas e prazos.

    Expectativas excessivamente altas podem causar grande estresse na força de trabalho , prejudicando assim seu comprometimento.

    3. Disponibilizar informações básicas aos funcionários

    É evidente que todas as empresas lidam com informações particularmente sensíveis e que só podem ser conhecidas por um número específico de profissionais.

    Sem prejuízo do acima exposto, as empresas podem fornecer aos funcionários informações básicas sobre seus planos estratégicos ou seus resultados mais recentes. É um exercício de transparência que reforça a imagem da marca aos olhos dos trabalhadores .

    4. Colete opiniões e classificações da equipe

    Existem certos aspectos de uma empresa que só os próprios trabalhadores conhecem a fundo. São principalmente questões relacionadas com a gestão das instalações, o ambiente de trabalho e eventuais reclamações dos colaboradores.

    O software de pesquisa de funcionários da Bizneo HR oferece uma ampla variedade de opções para realizar pesquisas de funcionários e descobrir sua opinião sobre qualquer aspecto do negócio .

    5. Respeite as diretrizes éticas básicas

    Os funcionários valorizam seus empregos, mas isso não significa que estejam dispostos a ignorar as ações da empresa com as quais não concordam. No entanto, quando incorrem em práticas de ética duvidosa (independentemente de sua situação jurídica), é possível que o comprometimento dos trabalhadores sofra , e eles considerarão que essas iniciativas não os representam. As empresas devem agir honestamente para reter seus melhores talentos.

    6. Mantenha a reputação da empresa alta

    A reputação da empresa é um dos aspectos que mais influencia as decisões de compra dos consumidores. Os trabalhadores não são alheios a esta situação e também se sentem mais comprometidos com a marca quando esta mantém o seu prestígio ou bom nome no mercado.

    7. Esteja aberto à inovação

    Negócios com longa história em seus respectivos setores não teriam conseguido sobreviver se não tivessem se adaptado às novas realidades que estavam surgindo no mercado.

    Hoje em dia, as empresas são praticamente obrigadas a inovar para se manterem à frente. Os colaboradores tendem a responder muito bem à introdução de inovações tanto na gestão quanto nos processos operacionais da empresa e se sentem mais comprometidos com esse tipo de projeto .

    8. Promover atividades fora do horário de trabalho

    A empresa não pode regular o que o funcionário faz fora do horário de trabalho, mas pode incentivar o pessoal a compartilhar experiências além das instalações da empresa . Reuniões, teambuilding , refeições, viagens, participação em eventos desportivos ou concertos... Ajudar os colaboradores a conhecerem-se melhor equivale a estreitar os seus laços com a empresa.

    9. Manter a confiança dentro da empresa

    Tudo o que acontece dentro da empresa deve ser caracterizado pela máxima confiança entre as partes envolvidas. Os trabalhadores não podem desconfiar uns dos outros e a administração não deve ver os funcionários com suspeita . Não se trata de aceitar qualquer informação como boa, mas de não receber as contribuições dos outros com ceticismo (pelo menos, como princípio). A confiança é essencial para construir relacionamentos duradouros e manter o compromisso corporativo.

    10. Compreender a coerência como uma das principais qualidades da liderança

    Os funcionários podem desculpar muitas coisas aos responsáveis da empresa, mas dificilmente se comprometerão com a falta de coerência. Se os dirigentes ou dirigentes das equipas dizem uma coisa e agem em aparente contradição com as suas próprias palavras , é apenas uma questão de tempo até que o empenho do plantel se desfaça. Os responsáveis pela empresa têm de ser consistentes para que a sua mensagem seja credível.

    11. Aumente o feedback

    Como podem os colaboradores saber que estão a trabalhar na linha certa se os seus supervisores não fazem uma avaliação mais ou menos exaustiva e, sobretudo, regular do seu desempenho?

    Feedback , feedback , é muito importante para a satisfação dos profissionais, que valorizam o interesse dos gestores em seu trabalho. Tradicionalmente, essa tarefa pode levar muito tempo para os líderes de equipe, mas hoje foi consideravelmente simplificada graças a sistemas como o software de avaliação de desempenho da Bizneo HR .

    12. Apoiar o crescimento dos funcionários

    É uma questão muito sensível porque não diz respeito apenas a aspectos da vida profissional dos trabalhadores, mas também à sua esfera mais pessoal.

    Fazer comentários positivos sobre um trabalho bem feito, informar sobre as possibilidades de promoção interna, atribuir novas responsabilidades, facilitar oportunidades de aprendizado ou garantir uma interação construtiva e sempre privada são pequenos gestos que ajudam os profissionais a crescer em todos os sentidos . E se comprometer mais com a empresa.

    13. Aprenda a delegar

    Um dos maiores obstáculos que muitos gerentes ou gerentes intermediários de empresas encontram é o de delegar parte de suas responsabilidades a outros subordinados. Seja por desconfiança ou por certa vaidade, os responsáveis pelo negócio podem não estar dispostos a ceder determinados terrenos aos empregados.

    Na verdade, aprender a delegar é uma das chaves do sucesso . Os gestores são liberados de parte de sua carga de trabalho para poderem dedicar mais tempo a outros assuntos de maior valor agregado. E os trabalhadores são recompensados com o incentivo mais poderoso que existe: confiança.

    14. Entenda que nem todas as conquistas são econômicas

    De uma forma ou de outra, todas as empresas tendem a fazer uma associação entre "sucesso" e "aumento dos lucros" (reais ou potenciais). É claro que as conquistas econômicas são o motor que impulsiona as empresas a continuar crescendo e recompensar melhor seus funcionários.

    No entanto, pode ser muito sugestivo para a equipe também valorizar outros tipos de progresso , como concluir um programa de treinamento ambicioso, integrar novos trabalhadores mais rapidamente, lançar-se em um projeto independentemente dos resultados ou de qualquer sucesso individual ou pessoal.

    15. Resolver problemas juntos

    Para finalizar, uma dica cuja validade só é observada nas situações mais difíceis. Quando surgem problemas, os gerentes podem tentar encontrar a resposta sozinhos (na melhor das hipóteses, discutindo o problema com um pequeno grupo de colegas de trabalho).

    Se você está à frente de uma equipe de trabalho ou atua na área de Recursos Humanos, é fundamental saber o que é engajamento de colaboradores e entender suas vantagens para o bem-estar de seus colaboradores.

    Ao longo do tempo, foram surgindo diferentes técnicas e estratégias para fortalecer os vínculos afetivos entre a força de trabalho e a própria empresa, tudo com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho ótimo e deixar as equipes à vontade.

    Em meio a essa necessidade, surge o que é engajamento dos funcionários, termo que se refere a um conjunto de métricas que medem a satisfação dos funcionários em relação ao seu trabalho, analisando quais são suas perspectivas e necessidades.

    Por isso, preparamos um guia completo sobre engajamento de colaboradores, no qual você conhecerá os pilares fundamentais desse conceito e saberá como implementá-lo de forma eficaz.

    Baixe nosso e-book de engajamento de funcionários gratuitamente! 👈

    Além disso, convidamos você a continuar lendo os parágrafos a seguir, onde aprenderá um pouco sobre o conteúdo que encontrará no ebook.

    O que é Engajamento dos Funcionários ?

    Como discutimos mais ou menos na introdução, o engajamento de equipe consiste em uma série de métricas e ferramentas que medem a satisfação e a perspectiva dos funcionários em relação a uma empresa.

    O engajamento dos colaboradores visa analisar quais fatores podem ser otimizados para melhorar a qualidade do trabalho e garantir um espaço de trabalho saudável, dinâmico e harmonioso.

    É comum pensar que, para saber mensurar o engajamento dos colaboradores, basta fazer um conjunto de pesquisas para medir o clima organizacional e descobrir como os colaboradores se sentem. No entanto, esse processo vai além da implementação de técnicas qualitativas, pois também é importante propor soluções que respondam efetivamente aos achados e fazer todo o possível para contribuir com os comentários dos trabalhadores envolvidos.

    Quais são as vantagens do engajamento dos funcionários?

    Além de conhecer a posição dos colaboradores em relação às suas tarefas e aos seus espaços de trabalho, o engajamento dos colaboradores traz consigo alguns benefícios para as organizações.

    Então, vamos ver as vantagens do engajamento dos funcionários:

    Trabalhadores mais comprometidos

    Se a área de RH trabalha constantemente para melhorar a qualidade do trabalho, há uma chance maior de que os colaboradores se sintam mais motivados e trabalhem juntos para atingir as metas.

    Uma taxa de rotatividade mínima

    Ao saber aplicar e mensurar o engajamento dos colaboradores em sua empresa, a taxa de rotatividade será bastante reduzida. Os funcionários, ao se sentirem ouvidos e apoiados pela empresa, poderão passar mais tempo dentro dela.

    Aumento da produtividade da organização

    O engajamento dos funcionários contribui significativamente para a produtividade organizacional. Ao fortalecer as relações comerciais e deixar claro que a empresa se preocupa com o bem-estar coletivo, os colaboradores se sentirão mais motivados e aumentarão seu comprometimento com o cumprimento das metas.

    Baixe agora nosso guia sobre engajamento de funcionários

    Esta é apenas uma amostra do que você encontrará em nosso e-book de engajamento de funcionários.

    Convidamos você a baixá-lo gratuitamente para que conheça a importância e o impacto desse conceito nas organizações. Esperamos que este guia seja uma ferramenta eficaz para potencializar os recursos de sua empresa.

    Saiba hoje o que é engajamento dos colaboradores e garanta o bem-estar coletivo dos seus colaboradores.

    Muitos sucessos!

    Go up

    Este site usa Cookies para melhorar e otimizar a experiência do usuário.