4 Dicas de como estudar para concurso público

Sobre como ganhar um concurso público? Já falamos neste espaço, um exemplo claro é a entrada de anos atrás: Concursos públicos: Um verdadeiro exemplo de como ganhá-los , mas como é uma pergunta que nos fazem de forma recorrente, vamos tentar para dar uma reviravolta e oferecer algumas dicas boas para vencer um concurso público.

Para isso, desta vez tentaremos ir direto ao ponto e dar alguns conselhos baseados em nossa experiência, combinando tudo o que aprendemos com nossos clientes nos últimos anos. Hoje, especificamente, fornecemos 10 dicas para licitação. Vamos em frente!

Índice()

    1 Mantenha-se informado

    Estar informado de todos os lances publicados de seu interesse potencial é essencial para se qualificar para essas oportunidades . Da mesma forma, ter as informações sobre os prêmios do seu setor permitirá que você conheça os seus concorrentes e em que condições são atribuídos.

    A melhor forma de se manter informado é contratar um serviço profissional de alerta personalizado para que todas as informações do seu interesse lhe sejam enviadas por email com prazo para apresentação. Essas informações devem estar dispostas de forma clara e conter os documentos de licitação completos para que você possa analisá-las.

    O custo deste tipo de serviço é acessível, principalmente se considerarmos que a alternativa é rever periodicamente todas as publicações oficiais e filtrar as informações que nos interessam. Pelo que nos contam, essa segunda opção não é agradável nem lucrativa.

    2 Verifique se você atende a todas as solvências

    Para ser adjudicado um concurso público, é necessário cumprir todas as solvências técnicas e económicas exigidas. Caso contrário, o pedido será rejeitado.

    Para evitar esta situação, e o desperdício de tempo e recursos que ela implica, é imprescindível rever detalhadamente os requisitos descritos nas especificações, e certificar-se de que a nossa empresa possui os requisitos mínimos solicitados.

    3 Certifique-se de que é lucrativo

    Antes de iniciar a preparação da sua oferta econômica para a licitação, é imprescindível que você verifique se as condições econômicas oferecidas são lucrativas para a sua empresa. Se a margem de lucro estiver muito apertada, provavelmente não vale a pena o esforço, então você tem que pesar detalhadamente a lucratividade do contrato oferecido.

    Nessa avaliação você tem que levar em consideração que para ter opções de ganhar um concurso público, o lógico é propor abaixo do valor ofertado . Para nos orientar sobre "o desconto" é muito útil conhecer os vencedores anteriores e em que condições venceram o concurso.

    Para estimar a rentabilidade, você também deve considerar o tempo e os recursos usados na preparação e apresentação de sua oferta, a documentação necessária, o projeto técnico, etc.

    4 Analise a necessidade oferecida, os requisitos e prazos

    Para lançar uma oferta vencedora, é preciso ter um vislumbre do que a administração está procurando, o que exatamente ela precisa resolver.

    Além disso, as condições em que o requer devem ser totalmente compreendidas, especialmente em termos de prazos.

    5 Se você tiver dúvidas, é melhor falar com a pessoa que escreveu as especificações

    A interpretação incorreta das especificações é comum e suas consequências são desastrosas . Significa dar à proposta uma abordagem ruim e, por extensão, apresentar uma oferta inadequada. Para evitar isso, quando houver a menor dúvida, é melhor entrar em contato com a pessoa que lançou a oferta diretamente para que ela possa esclarecer e esclarecer todos os aspectos da especificação.

    6 Caso você não tenha experiência, contrate um profissional para orientá-lo

    As licitações representam uma grande oportunidade de negócio. O Estado é o maior empreiteiro que existe, mas trabalhar para ele implica jogar de acordo com as suas regras e ter conhecimentos específicos, que geralmente são adquiridos após uma sessão de tiro.

    Para muitas PMEs, ultrapassar esta barreira é uma grande dificuldade, e ter um profissional terceirizado que contribua com o seu know-how pode ser a chave do sucesso e um excelente investimento a médio prazo. Com a primeira premiação, o esforço será amortizado.

    7 Adicione uma linha do tempo

    Mostrar claramente como a execução de sua proposta será organizada ao longo do tempo é de grande ajuda, principalmente para quem tem que avaliar sua oferta. Uma linha do tempo com os marcos da execução expostos com um bom suporte gráfico deixará claras as suas intenções e será um bom aliado .

    8 Inclua melhorias em sua proposta

    Preparar uma boa oferta financeira é essencial para ter a chance de ganhar um lance. Mas podemos agregar valor a uma boa oferta econômica propondo melhorias.

    Desta forma, você não só oferecerá um bom preço, mas também melhores serviços ou produtos. Esse "ponto bônus" pode fazer a diferença , por isso temos que trabalhar muito para aproveitar ao máximo essa oportunidade.

    Às vezes, essas melhorias estão até contempladas nas próprias especificações e representam uma parte importante do cálculo da pontuação.

    9 Acompanhamento de sua candidatura

    Chegar a tempo para apresentar a oferta não encerra o processo de licitação. É importante monitorar o processo, conhecer e ficar atento às notificações, caso alguma correção ou retificação deva ser feita.

    Também caso chegue a adjudicação desejada, caso em que será necessário nos organizarmos bem e formalizar o contrato.

    10 Seja paciente e persevere

    Ganhar um concurso público leva tempo, é um processo de aprendizagem e você tem que superar várias derrotas para alcançá-lo. Aprenda com cada um deles para se tornar a melhor opção.

    Go up

    Este site usa Cookies para melhorar e otimizar a experiência do usuário.